terça-feira, 28 de agosto de 2018

Sobre a maldita matéria atrasada e desmotivação para o tão famigerado ENEM e vestibular

Adivinha quem ainda está procrastinando horrores para estudar tanto para o ENEM, quanto para o vestibular e porque eu? Até quem não me conhece sabe que estou enrolando para estudar e, com certeza, esse está sendo um dos meus maiores desafios esse ano. Sinceramente, eu nunca fui lá muito fã de estudar arduamente, sem contar que eu sou preguiçosa no último, ai junta os dois e eu fico como? Isso mesmo, fazendo nada. Sinceramente, sinto que estou desmotivada, como se o fato de eu entrar na faculdade não fosse tão significativo. Penso seriamente em usufruir de 2019 para focar de vez nos estudos: fazer resumos, além de uma redação por semana, mas meu medo é acabar procrastinando tanto quanto estou procrastinando agora. Às vezes eu vejo o fato de confiar em mim mesma como um desafio, afinal não cumprir minhas próprias metas é uma das coisas que eu mais ando fazendo ultimamente além de dormir. Contudo, juro que estou tentando melhorar, tanto que comprei alguns materiais para me motivar a estudar. Mas e vocês? Como arranjam motivação para fazer aquilo que desejam? Lidam com a procrastinação assim como eu? Me contem, estou precisando de uma luz. Por enquanto é só. Um beijo e até mais!

6 comentários:

  1. Enem nem e gente. Vestibular (dependendo para o que) pior ainda. Fiz o meu em 2016 e minha querida, saí da minha terrinha para uma escola lá a pqp dois dias seguidos. E eu estudei????? mas é claro, que nem '-' Mas até que eu me esforcei, o problema era que tudo que eu estudei acabou não caindo kkk (ou eu que não soube ler direito ne possível). Eu separei comecei estudar um mês antes (simplesmente pq tava ocupada demais com preguiça). Depois separei 4 horas para estudo sem pausa (ou seja, assisti uma hora de vídeo aula, parava pra terminar aquela série cabulosa, fazia umas questões testes, voltava pra um anime). Eu só me preocupei mesmo com a redação, que é aquela: Não dá pra chutar nem colar. Ou vc escreve ou escreve kkkkkk

    Apesar de tudo, eu fui bem nos vestibulares e enem. Consegui uma bolsa para Design numa faculdade graças a eles. ─ Bem, acredito que o esforço vale; e a preguiça vai sempre estar tomando sua existência. Mas seria bom tbm juntar-se com alguém para te dar suporte. Eu estudava com meus amigos da escola e a preguiça ia longe, a gente conversava (sobre os estudo claro) e o estudo fluía bem mais naturalmente. Claro que tem as preferencia, do tipo "querer estudar sozinho", mas é sempre bom variar e testar novos meios de didática e ver qual vc acha melhor. Graças a deus hoje em dia tem aplicativos que ajudam bastante, há até mesmo site fornecido que ajuda vc a estudar por meio de jogos.

    Ou você pode só dormir e chegar no dia da prova e por nas mãos de deus, acho que funciona tbm :')


    *apaguei o comentários sem querer*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na real, eu não sei o que eu mais temo: o ENEM ou o vestibular.
      Acho que o vestibular porque é algo mais "pesado" do que o ENEM, se certo modo.
      Fiz o ENEM ano passado como treineira e mano do céu, pensa numa garota morta na segunda-feira pós-ENEM: eu mesma, Katherine Melo.
      "o problema era que tudo que eu estudei acabou não caindo kkk" putz, tô chorando por ti.
      Já tentei me organizar direitinho para estudar horas seguidas, mas eu nunca consigo. Sempre acabo desistindo no meio do processo.
      Sinto que só vou começar a estudar de uma vez quando bater o desespero, ou seja: daqui um mês eu tô estudando que nem louca.
      Meu sonho conseguir uma bolsa para Escrita Criativa na PUCRS (que é a única faculdade com esse curso), o foda vai ser eu conseguir, mas tudo é possível, né não?
      Confesso que gostaria de estudar em grupo, o problema seria focar nos estudos ao invés de outras coisas. Acho que sou "desfocada" demais para isso.
      Felizmente tem vários apps que ajudam a estudar. O Geek Games é um deles. Já baixei e adorei.
      "Ou você pode só dormir e chegar no dia da prova e por nas mãos de deus" queria, mas quero ter estudado pelo menos o básico quando chegar na hora da prova :V

      Beijos e até mais!

      Excluir
  2. Oie Kath!
    Não se preocupe que também estou junto com vc de não gostar de estudar (nunca fiquei na mesa mais de 30min pra estudar cof cof) talvez por isso que admiro muito aquelas pessoas que estudam e esforçam no estudo.
    Bom, uma das coisas que anima a estudar deve ser famosa studygram, as pessoas faz resumo do que aprendeu no dia e faz scrap no caderno, enfeitando com adesivos ou desenhos para ficar organizado e bonitinho, no final para fechar com chave de ouro posta a foto desse caderno no instagram ou tumblr. Se vai incentivar a estudar ou não, isso vai depender da pessoa, mas dê uma experimentada o/

    Kiss

    Tsuki no shita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rélou, PaMu!
      Eba, não me sinto mais sozinha nesse quesito ;u;.
      Triste não ter foco pra estudar, né? Quem me dera sentar na cadeira e estudar umas duas horas seguidas.
      ADORO STUDYGRAM, CARA! É cada resuminho tão lindo que dá até vontade de fazer uns resumos bonitinhos como aqueles ;u;.
      Ao meu ver, studygram nos motiva bastante a estudar. É um modo de inspiração bastante válido <3.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  3. Oi Kath! Eu até que gosto de estudar, sentir preguiça é super normal nesse caso, mas você precisa controlar um pouco ela, eu acabei conseguindo controlar minha preguiça de estudar colocando coisas mais "atrativas" na hora do estudo, tipo estudar ouvindo músicas calminhas, instrumentais, aquelas músicas de 1 a 4h que aparece quando você pesquisa "música para concentração" no youtube, também comecei a melhorar meus resumos, tornar eles atrativos, bonitos, porque eu me interesso muito por coisinhas de papelaria, criei um studygram (que atualmente tá abandonado) para seguir outros studygram, eu meio que pego MUITA inspiração deles, para vencer a preguiça e estudar o quanto eu preciso, eu vejo pessoas estudando tipo de 6 a 8h por dia e acho isso muito exagero aaa eu não posso falar nada, já que eu não passei pelo enem, eu to fazendo faculdade ead particular mesmo, mas acho que você não precisa se matar de tanto estudar, faz mais com calma, assim você não fica pensando tipo "ai nossa eu odeio estudar" começa devagar com 1h e vai aumentando aos poucos conforme você for se acostumando! Seguir os studygram ajuda muito porque você também aprende técnicas com eles, uma das minhas preferidas é o método de estudo pomodoro, apesar de eu não aplicar agora, mas no começo foi muito útil para mim, porque eu não tinha costume de estudar muito aaa

    beijinhos!
    s t a r b u r s t + *
    mansão lamperouge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yuzu!
      Minha meta de setembro é conseguir estudar, pelo menos, duas horas por dia.
      Obrigada pelas sugestões. Sou muito de funcionar à base de música, então pode ter certeza que eu adoraria estudar escutando algo. Comprei alguns post-its para botar nos meus futuros resumos. Simplesmente adoro usar post-its. Tenho vários colados no guarda-roupa. Confesso que tenha vontade de criar um studygram, porém tenho medo de não conseguir lidar com ele tão bem quanto o esperado. Meu sonho estudar por um período superior a duas horas, mas admito que também acho meio exagerado estudar 8 horas por dia sendo que essas são as horas recomendadas que sono que devemos ter. Já conhecia o método pomodoro através dos vídeos da Débora Aladim. Comecei a estudar assim ano passado e rendi só dois períodos, mas consegui render. Felizmente é uma tática que funciona comigo porque são períodos curtos que passam rapidinho. É bem eficiente.

      Beijos e até mais!

      Excluir