terça-feira, 28 de abril de 2020

O guia dos quarenteners da Via-Láctea

Começando essa postagem com um título que é uma clara referência a um dos livros que pretendo terminar de ler nessa quarentena (caso você não tenha pego a referência: O Guia do Mochileiro das Galáxias, do Douglas Adams), para a nossa alegria, nosso adorado Together veio complementar nossos dias de tédio com três temas e eu, como (quase) sempre, estou fazendo a postagem no final do mês por motivos de procrastinação e preguiça. É meio bobo reafirmar meu amor por listas porque só esse mês eu postei duas listas aqui e parece loucura pensar que ainda tenho muitas coisas para listar, mas, por enquanto, resolvi listar algumas coisas que podem seriamente servir como guia para os quarenteners dessa galáxia.

Como indicação de álbum, eu preciso falar de CALM, que eu estou ouvindo nesse exato momento. Eu pensava seriamente que eles não conseguiriam me surpreender mais do que surpreenderam com Youngblood (que era meu álbum preferido), mas sabe quando aquele artista lança aquele álbum que não tem nenhuma música ruim? Me dá um quentinho no coração ver o quão eles evoluíram nos últimos anos e eu sinto muito orgulho do que eles se tornaram. Ainda não consegui ouvir todas as músicas (estou ouvindo Best Years), mas por enquanto minhas preferidas são Easier e Old Me, mesmo que eu tenha adorado todas as músicas que ouvi até agora.

Uma indicação de filme que eu acho que vale muito a pena é O serviço de entregas da Kiki, que eu vi semana passada. Eu falava horrores desse filme para o meu namorado e ele me marcou até em um meme com uma fotinho do filme naquelas páginas de desenhos no Facebook, mas eu nunca tinha visto de vez. Foi o primeiro filme do Studio Ghibli que eu assisti e ele é só amor. Me identifiquei demais com a personagem e agora estou querendo um gatinho preto para chamar de Jiji, mesmo que eu seja alérgica a felinos e tenha 9 doguinhos. As sensações transmitidas pela trilha sonora e o traço dos cenários são maravilhosos. Acho que me apaixonei.

Eu gosto muito de shoujo, mas um dos meus preferidos é Wotakoi: o amor é difícil para otakus. Eu comecei a ler o mangá sabendo através de uma amiga minha da existência do anime, mas até agora eu só olhei uns trechinhos no Youtube e encontrei várias semelhanças com a obra. Basicamente, relata os feitos e desfeitos de um grupo de otakus que trabalham e tudo mais, mas ainda tem tempo livre para ler boys love, jogar vídeo-game, fazer cosplay e, claro, se apaixonar sempre que possível. É uma história bem leve, com situações puxadas para um lado meio cômico e relatos do passado que complementam muito bem a história. Só tenho elogios às edições lançadas pela Panini até agora (por mais que eu só tenha comprado até a 5ª edição). Eu achei o preço bem em conta (R$16,90), os lançamentos são bimestrais (por mais que só tenha lançado até a 8ª edição no Japão) e eu adorei os cartões dos personagens que "vem de presente".

Eu não falei sobre Noite em claro por aqui, mas falei no Old Alaska e até postei um protótipo de resenha por lá falando um pouco sobre o livro, mas ele realmente mexeu muito comigo, sabe? Tem um trecho dele que eu incluí na postagem que diz: "Não era mais paixão, nem necessidade, nem costume, era apenas um homem e uma mulher que feito dois vira-latas reconheciam o cheiro um do outro e sabiam o que deveriam fazer — e faziam — sem precisar sorrir, conversar, trocar ideias, sair para jantar, essas preliminares que introduze todas as relações decentes." e isso me fez repensar sobre todos os tipos de relações que já tive, fossem elas saudáveis ou não, e a frequência como a gente se doa sem necessidade. Acho que esse é um livro feito para pensar, sabe? Porque as palavras da Martha, pelo menos em mim, incomodam a ponto de fazer pensar e eu penso seriamente que esse é o objetivo dela. É um livro bem curtinho e dá para ler em uma tacada só porque ele tem 64 páginas. É literalmente um livrinho.

Durante a quarentena, eu descobri a existência desses canais que falam sobre a vida, o espaço e tudo mais de um jeito bem simples, o que acabou se tornando um vício e um dos meus preferidos é o do Matosu. Eu gosto do modo como ele debate e expõe suas ideias e acho que um dos meus vídeos preferidos dele (e, se eu não me engano, foi o primeiro vídeo que vi dele) foi o Não seja a garota do lo-fi hip hop, que me fez repensar sobre o tempo em que eu me matava de estudar e muita gente me dizia que isso não era saudável e, sabe, esse vídeo me abriu os olhos em relação ao assunto e acho que todos nós deveríamos valorizar nossa saúde mental acima dos estudos.

Infelizmente não tenho tantas indicações quanto gostaria, mas espero que tenha conseguido ajudá-los (mesmo que minimamente) a sair do tédio dessa quarentena. Não esqueçam de lavar as mãos sempre que possível e usar máscara caso saiam para a rua. Espero que você esteja bem, assim como espero que você esteja tendo uma boa semana.

8 comentários:

  1. Oie Theri!!!!! To feliz por te ler por aqui!! Tenho que começar pulando pra sua segunda indicação porque KIKI É PERFEITAAAAA!!! Jiji rei do universo!!! Faz muito tempo que não ouço 5sos mas acho que vou confiar no seu bom gosto e tentar de novo! Você me indicou a Martha tem um tempão e até hoje não tomei vergonha na cara pra comprar um livro e ler! tenho que fazer isso logo!! Eu não conhecia o canal do Matosu mas já vi o vídeo da garota lo-fi dele e fiquei um tanto traumatizada! Vou aproveitar a quarentena pra maratonar! Obrigada pelas indicações! Amo como sinto que estou conversando com você quando leio suas postagens! Você é luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, solzinho! É sempre tão bom te encontrar aqui nos comentários! Preciso concordar que dona Kiki é rEALMENTE UMA BRUXINHA SEM DEFEITOS! E EU AMO O JIJI DEMAIS A A A A A A A A A A A A
      Faz mais de mês que Calm foi lançado e eu continuo ouvindo as músicas como nunca. Mano do céu, Cilis, cuidado que nesse álbum há um conteúdo altamente viciante.
      Estou esperando ansiosamente pelo dia que você lerá Marthe Medeiros e me falará detalhe por detalhe do que achou da leitura.
      Confesso que também fiquei levemente traumatizada com o vídeo da garota do lo-fi, por mais que tenha me deixado com peso na consciência de um jeito "positivo", digamos assim.
      Eu que agradeço por você dar seu ar da graça por aqui! Saiba que adoro conversar com você independente do lugar.
      Continue brilhando, solzinho!
      Beijos e até mais!

      Excluir
  2. oi, Kathhi!
    eu nunca escutei muito 5SOS além das músicas mais famosas, mas vou ouvir esse álbum, eu tô precisando de músicas novas;; Kiki é um dos meus filmes favoritos da Ghibli aaa ♥ queria poder esquecer o filme e rever, na real, fico feliz que você gostou
    eu não conhecia esse mangá, mas fiquei curiosa e guardei o nome para pesquisar. idem para o livro, eu conheço a autora mas nunca li nada dela. e vou dar uma olhada no canal também, eu descobri há um tempinho uns canais nesse estilo e eu adoro esses conteúdos assim
    enfim, eu amei o post, suas indicações e a referência. tudo de bom para ti, Kathhi!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari! Que saudades de ti, guria!
      Adoro 5SOS, por mais que eu sempre procurasse ouvir as músicas antigas ao invés das novas antes de dar as caras com Youngblood e Calm. Até agora, Kiki é o único filme do Ghibli que eu vi, então é meu preferido hahaha
      Eu adoro esse mangá. Infelizmente parei de comprar mangás faz um tempo, mas pretendo comprar alguns (principalmente de Wotakoi que lançou mais 3 edições nos últimos meses) quando der. E eu recomendo muito que você leia os livros da Martha, sério.
      Fico feliz que tenha gostado do post, Mari. Fique bem, viu?
      Beijos e até mais!

      Excluir
  3. Eu amo o Studio Ghibli e Mochileiro das Galáxias, também recomendo demais, aliás, recomendo também o desenho novo The Midnight Gospel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, só vi um filme do Ghibli e adorei, então não tenho uma opinião formada, assim como Mochileiro das Galáxias, que quero terminar de ler durante o isolamento.
      Meu namorado falou de The Midnight Gospel para mim esse final de semana, sabia? Tanto que nós assistimos o pedaço de um dos episódios juntos e mano... Foi basicamente sangue, suor e lágrimas.
      Beijos e até mais!

      Excluir
  4. Oiee Kathhi!

    Que saudades fiquei de passar no seu blog!
    Kiki's delivery é um filme mto fofo do ghibli, tbm gosto muito do traço e trilha sonora dela! Talvez vc vai curtir o Howl's moving castle, e viagem de chihiro que não pode deixar de assistir! o/
    Wotakoi estou no meio dos epis, tenho que terminar de assistir, pessoal falam mto bem desse anime, e alguns epis já percebi que ele é bem legal!

    Ah puxando assunto fora da postagem, vim falar que eu tirei vc no amigo secreto do together! Fiz seu presente em vídeo no youtube, e fiz desenho tbm que o link dele está na descrição o/ Bom, acima de tudo, espero que goste do presente!

    ♥ Presente para Kathhi ♥

    Kiss
    Tsuki no Shita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PaMu!
      Saudades de falar contigo (embora agora a gente acabe trocando umas ideias no Discord no grupo do Together)!
      Acabo de adicionar Howl's Moving Castle e Viagem de Chihiro na minha lista de filmes do Ghibli para ver!
      Quero terminar de ler os mangás do Wotakoi para depois ver o anime, embora tenha visto uns spoilers aqui e ali em uns vídeos de compilado de algumas cenas de cada episódio.
      Ai, guria, saiba que eu ainda não superei o presente que a senhorita fez para mim. Mais uma vez, muito obrigada! É o presente mais fofo que alguém já me deu, real oficial!
      Se cuide, PaMu!
      Beijos e até mais!

      Excluir