sexta-feira, 17 de maio de 2019

Agora é sério: vamos falar sobre bissexualidade

Eu não sei se vocês sabem, mas eu sou bissexual. Eu me identifiquei com essa sexualidade aos quinze anos e o modo como eu me "descobri" é um tanto quanto engraçadinho até. Já falei sobre o meu primeiro beijo aqui, mas eu nunca parei para falar sobre o que seria a bissexualidade aqui no Indie e como hoje é o Dia Internacional do Combate à LGBTfobia, acho mais do que justo vir aqui esclarecer algumas dúvidas e explicar alguns "mitos e verdades" sobre a minha orientação sexual.

"O que é bissexualidade?"
Bissexualidade é simplesmente a atração sexual tanto pelo gênero masculino quanto pelo gênero feminino.

"Bissexualidade é a mesma coisa que pansexualidade?"
Muito se confunde bissexualidade com pansexualidade. Bissexualidade é enquadrado como a atração entre os gêneros binários (masculino e feminino), não incluindo o intersexo e o transgênero, enquanto a pansexualidade não possui um gênero em específico na qual se enquadrar, podendo englobar todos os gêneros existentes, porém ambos costumam levar o gênero como algo indiferente na hora de se relacionar com alguém.

"Qual a diferença entre bissexualidade e pansexualidade?"
Como dita acima, bi se refere tanto ao homem quanto a mulher e pan não se refere a um gênero em específico, sem contar que alguns bissexuais costumam ter preferência por um dos dois gêneros enquanto pansexuais não costumam possuir preferência.

"Por que as pessoas dizem que bissexuais são confusos, meio-hétero ou meio-homo?"
Ser bissexual ainda é  mal visto pela sociedade. Para alguns, ainda é algo impossível gostar de ambos os gêneros e ao longo dos anos, já ouvi vários absurdos em relação a bissexualidade. Já ouvi pessoas falarem que meninas bissexuais são catalogadas como "curiosas" ou "meio-lésbicas" e meninos bissexuais são "gays que não querem se assumir", sem contar que ainda somos uma comunidade sem muito visibilidade, mas estamos ganhando espaço no cenário atual com o passar do tempo. Afinal, esse é um bom momento para relembrar que o B de LGBTQ+ não é de biscoito.

"Tem como gostar mais de homem do que de mulher ou vice-versa?"
Possuir preferência é algo totalmente compreensível. Eu não declaro se possuo preferência ou não, mas, sendo honesta, eu gostei mais de meninos do que de meninas nessa vida, então conclui-se que eu tenha preferência pelo sexo masculino, mas isso não afeta em nada minha atração pelo sexo feminino. Uma pessoa bissexual continuará sendo bissexual mesmo sendo 50/50, 40/60 ou 25/75.

"Qual a diferença entre ficar com um homem e ficar com uma mulher?"
Olha, essa é uma dúvida cruel entre as pessoas e eu, sinceramente, não vejo diferença nenhuma. Tem gente que vê diferença, mas eu não vejo. Eu, pelo menos, tenho menos medo de ficar com um garoto em público do que uma garota porque duas garotas se beijando ainda não é algo completamente normal ao ver de muitos.

"Por você ser bissexual, você tem o dobro de chances de ficar com alguém?"
Essa vai para a lista de "mitos e verdades mais bobos sobre bissexualidade". Não é por ser bissexual que é mais fácil encontrar alguém, sabe? Eu tenho as mesmas chances de ficar com alguém como qualquer outro, seja ele heterossexual, homossexual ou pansexual.

"Por você ser bissexual, você fica com várias pessoas?"
Não, gente, por favor. Não é por ser bissexual que a gente fica com todo mundo que aparece na nossa frente. Tudo bem que tem gente que gosta de ficar com várias pessoas, sendo tanto meninos quanto meninas, mas isso não quer dizer que todo bissexual é assim. É simplesmente um esteriótipo.

"Qual a probabilidade de alguém bissexual trair seu parceiro com alguém do outro ou do mesmo sexo?"
É meio bobo falar sobre isso, mas existem pessoas que acham que bissexuais não são confiáveis para ter um relacionamento. Muita gente tem medo de que a pessoa vá trair ela com alguém do mesmo ou do outro sexo, mas se a pessoa vai trair você ou não é algo que não depende da sexualidade dela, sabe? É questão de índole mesmo.

"Você, sendo bissexual, já se relacionou com alguém bissexual? Como foi?"
Já me relacionei com uma garota bissexual e foi tão bom quanto um relacionamento com um garoto heterosexual. Como dito anteriormente, eu não vejo diferença entre um relacionamento homoafetivo e um relacionamento heteroafetivo.

"Como você se descobriu bissexual?"
Simples: eu beijei uma garota. Na verdade, o certo seríamos dizer que ela me beijou, mas o concluindo: nós nos beijamos e eu acabei gostando dela, sem contar que eu também já fui apaixonada por duas das minhas amigas virtuais (ambas também sendo bissexuais), mas é aquele ditado: "a gente supera e depois escreve cartinha de amor ao estilo Lara Jean para elas só para relembrar do quão era bom gostar delas naquela época".

"Por que você se identifica como bissexual?"
Seria muito bobo dizer que é porque eu gosto de pessoas e não de gêneros? Acho que isso é algo que alguém pansexual também diria, mas não deixa de ser verdade. Afinal, o que há de errado em amar o próximo?

"Por você ser bissexual, você não se apaixonam por pessoas transgêneros e do intersexo?"
Tem gente que acha que, por alguém ser bissexual, essa pessoa é automaticamente transfóbica, mas é um preconceito bem bobo, sabe? Eu nunca me apaixonei por ninguém que fosse transgênero ou do intersexo por nunca ter conhecido mesmo, mas eu realmente não me importaria com isso. Contanto que seja uma pessoa, tudo bem.

Concluindo, gostaria de reafirmar o fato de que nós, bissexuais, existimos e, mesmo que boa parte de nós estejam somente se assumindo agora, nós sempre estivemos aqui e pela milésima vez: não, nós não estamos confusos. Temos 100% de certeza que gostamos de pessoas independendo do sexo e me sinto feliz por ter o apoio da minha família independente da minha sexualidade. Muito obrigada a você que leu até aqui. Espero que você esteja tendo um bom final de semana.

10 comentários:

  1. Eu acho esse assunto um tanto quanto pouco discutido em nossa sociedade que considera essa nação LGBT como a minoria em meio a nossa sociedade,prova disso é o atual presidente do Brasil que em todas as maiores circunstâncias continua sendo o erro no nosso país.

    Por incrível que pareça eu já sabia da sua bissexualidade,já te sigo no Instagram a algum tempo e costumo ver seus stories e dentre alguns deles sempre aparecia um *ponto* em relação a isso. Foi de extrema importância você ter trazido toda a explicação do que é ser uma pessoa bi,muita gente interpreta de forma errada e acaba acusando sem ao mesmo saber o que é ser e viver isto.

    https://s-ueterazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda somos uma minoria que está em busca de espaço na atual situação do país, mas gosto de pensar que estamos conquistando nossos deveres aos poucos. E eu nem tenho o que comentar sobre o "nosso presidente" apenas de que "meu presidente" ele não tem nada.

      Eu adoro falar uma coisa ou outra lá no Instagram, principalmente em relação aos meus pensamentos e as coisas que acontecem comigo. A propósito, me chama lá no Instagram para nós conversarmos. Infelizmente só conversamos pelos comentários do blog. Gostaria de me aproximar mais de ti.

      Fico feliz em saber que fui capaz de esclarecer algumas dúvidas relacionadas a bissexualidade. Sinto que estou "cumprimento meu papel" como integrante do B do LGBTQ+.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  2. eu demorei 25 anos para me entender como bissexual, porque é muito invisibilizado mesmo. e eu achava que por gostar mais de homens eu não era bi e sim curiosa. fiquei cinco anos em dúvida e agora sei que sou mesmo, é que não tinha com quem conversar sobre. até que descobri amigos também bissexuais, e essas artistas fazendo gráficos fofos dizendo, que se vc gosta 1% de uma pessoa do mesmo sexo e 99% do outro, vc ainda assim é bi. fiquei feliz. mesmo. e fico feliz que você tão nova está tão defensora do B, que não é de biscoito mesmo!

    e é isso camarada, obrigada por esse texto porque me ajuda aqui também. e vamos caminhando, avante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, os bissexuais ainda são muito invisibilizados atualmente, tanto quanto os pansexuais e os assexuais. Eu achava tão errado o fato de eu gostar de meninas, mas é algo normal, sabe? É que nem gostar de meninos, só que é uma menina. Gosto de pensar que há artistas que são bissexuais, tipo a Shannon Purser que fez a Barb de Stranger Things.
      Fico feliz em poder representar o B, que não é de biscoito, nem de bolo, muito menos de bolacha.
      Eu que agradeço por ter marcado presença nesse post. Fico feliz em saber que você representa o B assim como eu.
      E como você disse: vamos caminhando, avante!

      Beijos e até mais!

      Excluir
  3. oi, Kathhi! fiquei muito feliz ao ler esse post, por você ter trazido esse assunto para cá. sinto que, mesmo com certos avanços, ainda se fala pouco sobre o B (que não é de biscoito, nem de bolacha!), e ainda existe muita desinformação; suas explicações foram muito boas e claras, e de muita ajuda ♡ obrigada mesmo pelo texto ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Fico feliz em te encontrar por aqui. Sinto que já estava de hora de falar sobre isso aqui no blog. Ainda acredito que futuramente teremos uma maior representação do B.
      Eu que agradeço por ter marcado presença aqui, more.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  4. Oiee Kathi, quanto tempo!

    Me desculpa por ter sumido e não ter comentado no seu cantinho!!! > <;)

    Achei bem interessantíssimo esse tipo de assunto, e bem legal vc trazer pra explicar os detalhes do B! E fiquei admirável por seu ponto de vista, e com certeza apoiaria de vc se aceitar do jeito que vc é! Ah e olha sua família te apoiar, já é um bom começo!

    p.s.: Te indiquei num meme, clique aqui

    Kiss
    Tsuki no shita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PaMu! Que bom ver você por aqui!
      Tudo bem. Me desculpa por não aparecer no seu cantinho com tanta frequência também.
      Gosto de trazer algumas coisas diferentes aqui para o Indie e eu já estava querendo fazer um post sobre bissexualidade há um tempinho. Ainda estou trabalhando em relação ao meu processo de aceitação, mas a cada dia que passa eu aprendo que vale a pena ser quem eu sou sem medo de ser feliz, independendo de gostar de meninos e meninas.
      Ah, e muito obrigada por ter me indicado ao meme! Com certeza o responderei no meu próximo post <333.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  5. Oi! Tudo bem?
    Essa é uma dúvida que tem bagunçado a minha cabeça, e após ler muitos textos sobre, acabei descobrindo que, apesar do nome, a bissexualidade não enquadra apenas os gêneros binários. Na verdade, ela não possui barreiras de gêneros. A única diferença é que, como você acabou citando ali, os bissexuais costumam ter preferência por um gênero ou outro, enquanto panssexuais simplesmente não se limitam à atração física/emocional.
    Mas, de fato, é mais uma questão de autoidentificação...só achei importante comentar :) desculpa qualquer coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hye! Tudo ótimo e contigo?
      De certo modo, eu sempre relacionei bissexualidade aos gêneros masculino e feminino, mas nada impede de incluir os demais gêneros existentes. Realmente, é algo que varia de pessoa para pessoa. Existem bissexuais que se apaixonam por transgêneros e bissexuais que não se apaixonam por pessoas do intersexo e isso não torna ela interfóbica ou transfóbica. É simplesmente uma questão de preferência.
      Muito obrigada pelo complemento, Hye. É sempre bom ouvir outras opiniões <3.

      Beijos e até mais!

      Excluir