terça-feira, 19 de novembro de 2019

O pânico do vestibulando é real: uma espécie de contagem regressiva para o vestibular da UFRGS

Agora é 14:24 e, de acordo com a contagem regressiva que fiz no Instagram, faltam 4 dias e 34 minutos para o vestibular da UFRGS. Preciso confessar que eu ainda não comecei a entrar em pânico, por mais que eu já tenha consciência de que não conseguirei ler todos os livros que são leitura obrigatória do vestibular. Peguei As Meninas, da Lygia Fagundes Telles, na biblioteca e acho que esse está sendo um dos poucos livros que sou obrigada a ler e estou gostando. Gostei de ler Hamlet também, por mais que tenha odiado o final, mas, deixando isso de lado, é uma ótima peça. Afinal: "ser ou não ser, eis a questão" é uma das filosofias de Hamlet que mais fez sucesso pelo mundo todo. Comecei a ler As Meninas sem muita expectativa e confesso que foi o tipo de livro que eu julguei pela capa, já que não parecia ser uma história na qual eu fosse gostar. Por mais que ainda não tenha terminado de ler o primeiro capítulo, está sendo uma boa leitura. A escrita da Lygia é algo mágico, sabe? É tão gostoso ler palavras que você já está familiarizada, não sendo aquele tipo de leitura pesada e densa como a maioria das leituras exigidas pelas universidades. Ainda falando em livros, começou oficialmente a Feira do Livro da minha cidade. Um das orientadoras da nossa oficina de teatro disse que iríamos à feira e foi bem divertido. Achei alguns mangás do meu interesse para vender lá, mas não comprei nenhum por não ter levado dinheiro. Ainda estou pensando se compro os benditos mangás quando for ao centro na sexta-feira, já que tenho psicóloga nesse dia. Estou querendo economizar dinheiro, então estou pensando seriamente em não comprar os mangás, sem contar que tenho vários mangás lacrados que eu ainda não li. Enfim... Acho que sou uma compradora compulsiva de mangás. No final das contas, espero tentar me manter calma até o vestibular da UFRGS e não gastar meu dinheiro em besteira, assim como espero que você esteja tendo uma boa semana.

6 comentários:

  1. oi! boa sorte para o vestibulaaar, ano que vem acredito que vou estar sentindo as mesmas coisas que tu, entre nervosismo inevitável e a calmaria extrema. acho que devemos morar em cidades próximas levando em consideração que pretendemos cursar na UFRGS, que curso quer fazer? aaa a minha professora de português fez um festival de teatro com todas as turmas de 3° (a minha escola é tecnica e temos 4 anos), e tinhamos que escolher entre uma seleção de obrigátorios da UFRGS, e a minha turma escolheu As Meninas. Acho que adaptamos bem, ninguém tinha conhecimento em teatro a não ser de telespectadores. Acho teatro tão legal. Te intendo muito com esse caso de comprar coisas sendo que tu tem algumas que nunca foram usadas. acho que minhas palavras estão meio enroscadas e confusas vou parar por aqui. tudo de bom e boa sorte nas provas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Estou respondendo seu comentário só agora, mas muito obrigada por ter me deseja boa sorte no vestibular. Na UFRGS eu gostaria de ingressar no curso de Ciência da Computação e você? Além do mais, você estuda no IF também? Eu não consegui terminar de ler As Meninas, mas gostei da história até o ponto que li. Gostaria de ter visto a apresentação de vocês, deve ter sido muito legal.
      É decepcionante pensar que acabamos comprando certas coisas por puro impulso. No momento, estou "correndo atrás do prejuízo" e aproveitando que estou com tempo livre para tentar ler meu estoque de mangás. Adorei encontrar você por aqui, Gabi. Acho que estamos no mesmo grupo do Blogger Gems e eu sempre quis conversar contigo, mas eu morria de vergonha.
      Enfim, te desejo tudo de bom pra você, more.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  2. oi, Kathhi!! te desejo toda sorte e calma no seu vestibular ♡ eu nunca li nada da Lygia Fagundes Telles, mas eu vejo muita gente elogiar a obra dela (e principalmente As Meninas), imagino que deve ser muito bom. acho que o fator "obrigatório" tira um certo prazer da leitura, mas quando o livro é legal, fica ótimo de ler
    faz tempo que eu não compro mangás, mas andam lançando uns muito interessantes. eu também tenho livros e quadrinhos que eu ainda não li pela casa, e não sei se eu deveria pedir mais no natal KJLJN
    enfim, boa sorte, boa tarde, e muitos abraços ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Muito obrigada pelas energias positivas em relação ao vestibular.
      Não terminei de ler As Meninas, mas assim que tiver a oportunidade de ler o livro novamente, com certeza farei isso.
      Infelizmente uma leitura obrigatória não é tão prazerosa quanto uma "leitura espontânea", mas o fato do livro ser bom realmente ajuda muito.
      Tem alguns lançamentos de mangás para o final de novembro que me fizeram vibrar, principalmente a décima terceira edição do Mob Psycho 100 e a oitava edição de Boruto. Queria pedir mangás de natal, mas acho que já tenho de mais aqui em casa, então acho justo dar uma chance de serem lidos para os mangás que estou guardadinhos no meu quarto.
      Enfim, muito obrigada por estar aqui, Mari.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  3. Conheci seu blog recentemente e gostei de cara. Boa sorte com o vestibular, torcendo pra que você tenha um desempenho satisfatório, mas sem pânico. E realmente, é muito bom quando já estamos familiarizados com um autor. Só li 1 livro da Lygia, vou tentar ler outras obras dela.
    Bom final de semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do blog, Letícia. Muito obrigada pela energia positiva em relação ao vestibular. Não sei se posso dizer que tive um desempenho satisfatório, mas garanto que não entrei em pânico (só depois da prova). Gostaria de ler outros livros da Lygia. Estou pensando em ir na biblioteca municipal procurar algo para ler, mesmo que eu tenha vários livros aqui em casa que eu nem li.
      Boa semana para você também, more.

      Beijos e até mais!

      Excluir