terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A saga do vestibulando chega ao fim: depois de 6 meses estudando, a gente merece um descanso

Depois de dois finais de semana seguidos fazendo provas das respectivas áreas do conhecimento, o que meu pai denominou como "saga do vestibulando" chegou ao fim nesse último final de semana. Foi minha primeira vez fazendo o vestibular da UFRGS e preciso confessar que me arrependo de não ter feito como treineira antes. Em matérias que eu pensei que fosse ir bem, como inglês, química e matemática, eu acabei indo bem mal (não acertei nem 10 questões em cada prova); e em matérias que eu pensei que fosse ir razoavelmente bem, eu fui melhor do que eu esperava, principalmente em português, literatura e história, que foram as únicas provas em que eu acertei mais de 10 questões. Meu recorde de acertos foi em português (16 acertos), seguido por literatura e história (11 acertos), matemática e geografia (9 acertos), física e inglês (6 acertos), química (5 acertos) e biologia (4 acertos). Os professores do cursinho que eu fazia haviam nos dado algumas dicas em relação à prova da UFRGS e uma delas foi o fato de, se nós quiséssemos trocar a resposta da questão antes de passarmos para o gabarito, nós não deveríamos fazer isso porque, muito provavelmente, a resposta anterior era a certa. Eu julguei isso como uma bobagem, uma Lei de Murphy fajuta, mas eu acabei errando em torno de umas 10 questões ao todo por ter feito isso. Eu nunca liguei muito para a Lei de Murphy, mas depois dessa, acho que preciso dar mais ouvidos às loucuras da vida. No final das contas, eu não diria que fui bem no vestibular, mas acho que poderia ter ido melhor. Ainda não sei o que esperar de 2020: não sei se estudarei novamente para tentar ingressar na UFRGS no final do ano ou se irei ingressar no curso de Escrita Criativa da PUCRS, mas, sinceramente, Escrita Criativa tinha sido o curso dos meus sonhos por muito tempo e eu não gostaria de jogar minha chance de ingressar nesse curso fora. Enfim, 2019 está oficialmente acabando e logo, logo 2020 dará as caras. Espero sobreviver esse ano para contar história, assim como espero que você esteja tendo uma boa semana.

8 comentários:

  1. Socorro, eu não sei se conseguiria sobreviver à saga do vestibulando novamente. Um dos piores períodos da minha vida. Muita gente diz que é fácil entrar na universidade, o difícil é sair. Eu acho que essas pessoas estão erradíssimas, estão falando besteira, HAHA.

    Se eu puder dar uma dica, vai no curso que tu realmente quer. Eu entrei num curso que não era bem o que eu queria só porque passei na federal e me arrependi amargamente. Não vale a pena.

    Espero que 2020 seja um ano top (?) pra você.

    Beijinhos!
    https://mingyuearchives.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, acho que se eu tivesse que passar por tudo isso de novo, eu não teria tanta força de vontade quanto eu tive agora.
      Eu, sinceramente, não sei o que é mais difícil: entrar na faculdade ou sair dela. Se bobear, ambos são complicados na mesma intensidade.
      Eu parei para pensar um dia desses se eu fiz o certo em escolher cursar Escrita Criativa ao invés de Ciência da Computação. Eu poderia ter prestado para CC na PUCRS, mas eu optei por EC porque cara, acho que aquele é meu curso mesmo, sabe?
      Espero que 2020 seja um ano maravilhoso pra você também, Max.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  2. aí amiga, eu conheço seu BLOG Á ANOS, mas nunca comentava... sempre li seus posts sobre vestibulando e: tu foi guerreira sim! e vai passar em todas as provas!

    eu espero ser assim como você ano que vem: ficar estudando direitinho e me dedicar desta forma! tenha seu merecido descanso, tu sobreviverá ao 2019 e terá um belo 2020.

    boa semana a ti também - oh! my headache

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Vick, quem me dera ter passado em todas as provas. Eu queria ter passado na UFRGS, mas só a PUCRS me quis (mentira, eu acabei sendo desclassificada no vestibular da UFRGS e eu fiquei em 140º lugar no curso de Ciência da Computação).
      Minha dica para conseguir seguir firme nos estudos é: sempre lembre do seu objetivo final, já que isso te motiva a continuar. Não sei qual curso você quer, mas tenho certeza que você irá mandar muito bem independente da sua escolha.
      Assim como eu, espero que você sobreviva ao ano de 2019 e sobreviva a 2020 também para me contar tudo o que rolou, inclusive se você passou na faculdade.
      Espero que você esteja tendo um bom final de semana, more.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  3. Oi Theri!!!!! Eu tô muito orgulhosa de todo o seu esforço para chegar até aqui! Por mais que o resultado dele não foi o que a sociedade dita como melhor, eu acredito que a vida sempre segue o caminho certo para cada um! Saber reconhecer que é preciso olhar e seguir daqui pra frente só mostra o quão madura você é! 2020 vai ser muito massa! Sei que você vai tomar a decisão certa! E se precisar de qualquer (qualquer mesmo) coisa, eu estou aqui! :)
    Beijinhos!

    https://sopadesol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, solzinho!
      Ai, que fico toda boba lendo você falando que tá orgulhosa de mim. Depois de saber o resultado, eu tenho consciência de que que não fui tão bem quanto gostaria, mas tá tudo bem, sabe? Eu ainda tenho muitos anos pela frente para tentar entrar na UFRGS. Espero que seu 2020 seja um ano tão bom quanto seu 2019 foi porque, pelo que eu vi no Instagram, seu terceirão foi maravilhoso.
      Pode ter certeza que vou recorrer a ti sempre que precisar, mesmo que seja só para jogar conversa fora. Você é uma das minhas confidentes <3

      Beijos e até mais!

      Excluir
  4. Oi Katthi, tudo bem? ♥
    Eu tirei você na atividade de dezembro, então aqui estão seu cartão! Espero que goste e tenha um final de ano e começo de ano maravilhoso!

    https://i.imgur.com/mPWfvtF.png

    Boas festas!
    Miyu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miyu! Tudo ótimo e com você?
      Muito obrigada pelo cartão, ele é uma amorzinho. Vou guardá-lo com muito amor no meu computador (rimou).
      Espero que você tenha aproveitado o natal ao máximo e espero que você faça o mesmo no ano novo.

      Beijos e até mais!

      Excluir