segunda-feira, 6 de abril de 2015

A lenda do El Dorado - Conhece?

Hey! Tudo bom?
E ai, pessoas, como passaram essa tarde? Eu dormi feito uma pedra, como sempre, além de estar quase me matando para aprender a dançar Overdose, do EXO (até agora eu só aprendi a parte inicial). Bom, hoje eu resolvi trazer uma lenda para vocês! Eu adoro lendas, caso vocês não saibam, e sempre que eu descobrir algo relacionado ao assunto, podem apostar que venho diretamente aqui no Indie para falar um pouquinho sobre ela com vocês. Hoje eu trouxe a lenda do El Dorado, que acabou dando as caras comigo de uma forma um tanto inusitada. Sem mais delongas, bora falar um pouquinho mais sobre essa história!


El Dorado é uma lenga antiga indígena muito popular na época da colonização das Américas (ou seja, deve ter sido, mais ou menos, lá pelos anos 1600 e bolinha) que chamou a atenção de muitos europeus. A lenda fala sobre uma cidade feita apenas de ouro maciço e puro, onde se situavam demais riquezas. Alguns indígenas inicialmente chamavam a cidade de Manoa e acreditavam que a cidade se situava as margens da lagoa que nomeavam Parime. Alguns acreditam que essa lagoa seja a Guatavita, localizada na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. O termo espanhol El Dorado foi traduzido como "o (homem) dourado" para o português. Alguns arqueólogos e historiadores afirmam que o El Dorado não eram uma cidade, e sim um homem! Sua riqueza era tanta, que ele costumava banhar-se de ouro em pó (olha a ostentação fora do normal ai, moço!) para ficar com a pele dourada. A origem da lenda ainda gera dúvida entre algumas pessoas. A mais conhecida, afirma que o general Sebastián de Belalcazar conseguiu destruir o último resistência do Império Inca. Após isso, a história se divide em duas: uma conta que o general ouviu a história através de um prisioneiro indígena; já a outra, diz que após a conquista dos espanhóis sobre o Impédio Inca, um dos índios solicitou sua ajuda para guerrear contra os muíscas. Para convencê-los, disse-lhes que as terras dos inimigos continha muito ouro e esmeraldas e descreveu o ato do homem coberto de ouro. Sem pensar duas vezes, o general foi em busca do índio dourado, mas ele não foi o único: ao longo dos séculos, inúmeros exploradores também partiram em busca do El Dorado, não obtendo muito sucesso na maioria das buscas.  O local da cidade mítica é desconhecido até hoje, alguns dizem que ela está escondida na Amazônia, outros dizem que está situada entre Rondônia e as Guianas e também, há quem diga que está no Deserto de Sonora, no México.

E ai, já conheciam essa lenda? Já ouviram falar? Conhecem algo que faça referência á cidade? Me contem! Estou louquinha para saber. Por enquanto é só, folks, um beijo, um queijo e até mais!

12 comentários:

  1. Oi c:
    Eu conhecia essa linda, inclusiva assisti um filme de desenho que continha ela, não me lembro o nome ao certo, mas acho que era de um imperador que virou bode, cabra, não sei e-e
    Beijos :3

    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee :3.
      Acho que sei que filme é esse: A Nova Onda do Imperador ou A Nova Onda do Kronk, não sei ao certo, mas sei que em um dos filmes o imperador vira bode.
      Hugs & Kisses ♡

      Excluir
  2. Olá.
    Eu conheço a lenda da famosa Terra do Ouro desde que eu era pequena.Começei a pesquisar possíveis lugares onde ela poderia estar escondida e passei um tempo estudando a Espanha.Me apaixonei pela Espanha desde então e decidi que um dia iria até lá para descobrir se havia um Rio dourado mesmo onde um Imperador se banhava.Até que fui me esqueçendo aos poucos dessa obssessão e hoje só me resta uma admiração pela lenda e um amor por aquele lindo país...Mesmo nunca tendo estado de fato lá.
    Beijos
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :).
      Gostaria de ter conhecido essa lenda há mais tempo por que eu só fui conhecer ela há 2 dias atrás, quando estava pesquisando a tradução de uma música do EXO ;u;. Que linda a sua história *----*. Espero que um dia você consiga ir á Espanha, Thai :3. Me leva na mala, viu? Já vou avisando que eu nem ocupo muito espaço.
      Hugs & Kisses ♡

      Excluir
  3. Primeiramente tenho que falar que o nome desse blog é lindo, e que quero levar ele comigo por onde eu for :3

    Cara que lenda maneira *-* sabe adoro essas histórias inventadas - ou não - tá bom eu acredito na maioria porque sou maior bestão... Já tinha ouvido falar sobre Bogotá afinal sou daqueles que ficam procurando cidades no mapa pra ver como são tão lindas, haha.

    Caraca, eu aqui me sentindo na ostentação fora do normal com meu kinder ovo e vejo alguém que tomava banho de ouro.... Escuta aqui moço.

    Gostei muito do post, aliais gostei da musica na sidebar!

    Beijos,
    △ www.escritonoar.com ▽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Ai meu coração, moço! Katherine está emocionada aqui ;u; (sem zoa, tô quase chorando aqui).
      Pois é, também xonei nessa lenda :3. Sério mesmo que você acredita? Diogo, me abraça, somos dois bestões de marca maior \o/! Existem tantas cidades tão lindas que poucas pessoas conhecem. Dá vontade de pegar uma imagem e sair mostrando pela rua: "Bom dia, moça, tudo bem? Já ouviu falar de Bogotá? É a capital da Colômbia, é uma cidade linda, sabia?".
      Nem jogou na cara que tem kinder ovo e eu não u.u, mas tudo bem, vou vender meu rim e já compro o meu ali no mercado ;u;. Eu fiquei meio: "Moço, OH MOÇO, se situa!" quando li que ele se banhava em ouro :P.
      Fico feliz que tenha gostado do post, jovem :3. Ai, senhor, alguém que gostou de uma música do All Time Low! Me dá outro abraço \o/!
      Hugs & Kisses ♡

      Excluir
  4. Olá. Mds guria, como você vai conseguir dançar isso????
    Eu amooooooo lendas, principalmente essas antigas, dkdsnjfndjf. Essa cara ostentava muito em? Queria ser conhecida como a mulher dourada, olha só que luxo.
    Tomara que esteja na parte da amazonia aqui em em MT, olha só que dlc, eu q vou achar u3u
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, morzin!-q
      Olha, eu não sei, mas eu quero aprender a dançar isso ai, mesmo que eu quase me mate (já tô quase me matando enquanto danço, então né).
      Eu também amooooooooooo! Acho que não tem como amar, mas sempre tem alguns que não gostam dessas coisas. Bota ostentar nisso! Imagina a loucura de ter a pele dourado? QUE TRI *----*!
      Aquele momento que eu gostaria de morar perto da Amazônia... MANHÊ! OH MANHÊ! TÔ INDO PRAMAZÔNIA ACHAR O EL DORADO! TALVEZ EU NÃO VOLTE NUNCA MAIS, MAS MESMO ASSIM EU TE AMO, VIU?
      Hugs & Kisses ♡

      Excluir
  5. Já ouvi falar mas tinha esquecido :v Existe uma cidade aqui no RS que tem o nome de Eldorado do Sul, já fui lá, tenho conhecidos que moram lá ;u;
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você me esquece uma lenda dessas, dona Raquel? Eu não vou esquecer disso nunquinha u.u (ai semana que vem eu nem lembro mais o significado da palavra lenda).
      Já ouvi falar dessa cidade, mas nunca fui pra lá. É legal?
      Hugs & Kisses ♡

      Excluir
    2. Não é muito legal, mas faz um tempinho que fui e nem lembro direito, mas o que eu lembro não é muito agradável.

      Excluir
    3. Sério? O nome da cidade é tão lindo! Cheguei até a ficar decepcionada aqui ;u;.

      Excluir