sexta-feira, 6 de março de 2020

É aquele ditado: "não sei se eu termino o semestre ou volto para o cursinho"

Às vezes eu tenho a impressão de que quando tudo está bem demais, algo de ruim vai acontecer para me deixar para baixo de novo. Se eu não tivesse baixa tolerância à frustração, talvez eu lidasse melhor com os altos e baixos da vida. O lista dos aprovados da 2ª chamada do ProUni da PUCRS saiu hoje e meu nome não está ali. Eu estava quase certa de que conseguiria a bolsa e o resultado foi um balde de água fria nas minhas expectativas. Entendo que não somos capazes de ter tudo o que queremos, mas o fato de eu não ter parado para pensar em como seria minha vida se eu não passasse no ProUni faz parecer com que a dor seja pior. Falei sobre isso com meu pai e eu perguntei se ele ficaria brabo comigo caso eu resolvesse cancelar minha matrícula e bom, a resposta é meio óbvia, mas infelizmente não posso cancelá-la após o início das aulas, então propus minha segunda opção: trancar o curso. É minha primeira semana de aula e eu tenho plena consciência de que meu pai concluiu de que a filha dele enlouqueceu de vez. Não vou negar que Escrita Criativa é um dos cursos dos meus sonhos, mas eu sempre deixei bem claro aos meus pais que eu não queria que eles pagassem a minha faculdade e que cobrissem no mínimo o custo do transporte. Admito: eu não gosto de depender dos meus pais, ainda mais estando prestes a fazer 20 anos, idade em que jurei que seria o auge da minha independência, sendo que o mínimo de independência que possuo até agora é o fato de que ando para cima e para baixo de ônibus (com o dinheiro dos meus pais). Por outro lado, estou pensando seriamente em voltar para o cursinho. As inscrições serão neste sábado e eu pretendo me inscrever. Quem sabe meu futuro seja cursando Ciência da Computação na UFRGS ao invés de Escrita Criativa na PUCRS? Já ouvi várias vezes que se amamos algo de verdade, devemos deixá-lo ir e talvez seja isso que significa o amor pelo que fazemos: ter que ir quando necessário, e mesmo que a gente queira ficar, isso não significa que não voltaremos um dia. Espero chegar a uma conclusão em relação aos fatos citados anteriormente, assim como espero que você esteja tendo um bom final de semana.

4 comentários:

  1. faça o que seu coração mandar anjo. só não desista dos seus sonhos!! tipo aquela frase "que as vezes temos q abrir mão do que queremos, para ir encontro do que está esperando por nós"¿. te entendo também. minha mãe já quis me pagar um curso caro. mas não quero que ela passe aperto $$ para eu fazer o curso que queria. deve haver outro jeito, outro caminho que não seja tão difícil e que ainda sim; eu chegue lá. num "lugar" (bom) da vida que sempre esperei. enfim, te desejo uma luz em resposta para tudo isso ☆
    (♡)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final, acabei fazendo o que achava certo, mas ainda não tenho certeza se o que fiz foi o algo que eu sinto que deveria ser feito. É meio confuso. Confesso que ainda não digeri meus próprios feitos, mas uma hora tudo entra nos trilhos de novo.

      Excluir
  2. Sei bem essa sensação de não querer depender dos pais, é horrível mesmo. Infelizmente, às vezes a gente tem que aceitar... Eu mesma não queria fazer isso, mas depois de um ano extremamente ferrado bancando a minha faculdade, eu não aguentei mais e tive que pedir ajuda dos meus pais. Felizmente, eles tiveram condições de me ajudar, e sou muito grata por isso. Acho que mais importante do que tentar não depender dos pais é reconhecer a boa vontade deles e agradecer que eles querem nos ajudar a crescer na vida.

    Quanto à continuar no curso ou voltar pro cursinho... É uma escolha difícil e de forma nenhuma outra pessoa pode fazê-la por você. Espero que você consiga fazer essa escolha com calma e honrá-la depois.

    Beijinhos!
    Míng Yuè

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava conversando sobre depender dos nossos pais com uma amiga minha e ela me disse que eles me ajudariam enquanto eles pudessem, já que eu ainda não tenho condições de me manter. Entendo que devo aceitar a boa vontade deles, mas acabo tendo aquela sensação de que estou "explorando" eles, sabe?
      No final, acabei cancelando minha matrícula e voltando para o cursinho. Espero dar meu melhor esse ano para tentar ingressar no ensino superior (dessa vez, para valer).

      Beijos e até mais!

      Excluir