quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O maldito medo do futuro

Eu tive um sonho estranho. Primeiramente, ele envolvia os filmes da Barbie e a continuação do filme dos Vingadores, porém não é esse o ponto na qual quero discutir. Era meu aniversário de 18 anos e havia uma espécie de cone de vidro cheio de fotografias minhas no local. Pelo que eu entendi, era como um enfeito e fazia parte da festa. Em um momento qualquer, eu comecei a olhar cada uma das fotografias e comecei a chorar. Meu pai entrou dentro do monumento para me acudir, mas eu continuei chorando, até que eu acordei sem entender muita coisa. Mas parando para refletir sobre esse sonho, eu compreendo o motivo do meu choro: o medo. O medo do tempo estar passando rápido demais e eu sentir que estou parada; o medo de não fazer a diferença; novamente ele, o maldito medo do futuro, que é algo que eu temo desde os meus 14 anos. Lembro que fiz um post aqui no Indie falando sobre meu medo de entrar no Ensino Médio e, vejam só, agora estou no meu terceiro e último ano. Sou sobrevivente de mais de 10 anos de estudo e, pasmem, eu ainda não me acostumei com isso. Por mais que eu tenha crescido, amadurecido e evoluído nos mais amplos sentidos, esse medo continua impregnado em mim. Isso faz com que eu me questione se há algo em nós que seja imutável, e se isso faria parte da nossa essência. Sei que somos feitos à base de costumes e manias, mas essas bases seriam permanentes? Mas e vocês? Também possuem medos nas quais ainda estão impregnados em vocês? Me contem. Estou doida para saber. Por enquanto é só, meus caros. Um beijo e até mais.

8 comentários:

  1. Aos 14 eu já comecei a não querer crescer mais e me lembro de ter vivido anos difíceis depois dessa idade. Eu tinha muito medo do futuro e não queria estar nele. Então tenho uma certa ideia do sentimento que você descreveu aqui.
    Agora já fazem 5 anos que me formei no ensino médio e confesso que ainda carrego um pouco desse medo de crescer e realmente as coisas começam a fluir rápido demais. Me sinto parada no tempo principalmente quando não consigo fazer as coisas que eu planejo e é preciso ter muita, mas muita paciência mesmo. Mas a vida adulta é um mix de ansiedades e vontades e fica tudo muito mais intenso do que na adolescência. Só espero que passe logo, mas acho que vou ter saudades igual tenho do ensino médio e de algumas idades que tive que não foram tão dolorosas quanto os 15 por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje ainda tenho meus momentos de "crise futurista", mas acho que é normal, ainda mais aos 18 anos, época em que todo mundo acredita que seu futuro se resume a ENEM e vestibular.
      Me formarei no ensino médio esse ano e ainda não creio que finalmente vou concluir meus estudos. Por mais que eu não admita, acho que sentirei saudades da escola e sua monotonia acadêmica. Por outro lado, tento me imaginar na vida adulta: trabalhando em um turno, estudando em outro e tentando conciliar tudo sem me perder. Diferente de uns anos atrás, agora consigo me imaginar no futuro. Acho que podemos dizer que isso é uma revolução e tanto.

      Excluir
  2. Alguém me disse que sentimos "medo" é porque não temos conhecimento com essa coisa que causa a sensação, e isso realmente faz sentido, pois não vamos descobrir o que vai acontecer no nosso futuro, talvez por isso que ficamos ansiosos com o tempo passar rápido demais. -slá

    Hum no meu caso, sinto medo do futuro desde muito pequena, talvez porque tenha convivido muito com os adultos e tive medo de ser igual eles no futuro, tomar responsabilidade e encarar muitas "estratégias". Mas o engraçado que com o tempo parece que vc vai ficando com menos medo, pq crescer/envelhecer é aceitar tudo isso, de forma natural sem vc perceber. Quando descobri isso, meio que entendi lado desses "adultos chatinhos" rsrs que vivem enchendo o nosso saco de "na minha época, na minha experiencia...". (Não estou dizendo pra concordar com eles, mas que a opinião deles tem razão também.)

    Fique bem Kath, kiss!

    Tsuki no shita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua "explicação" sobre o medo. Acho que faz todo o sentido.
      Um dos meus maiores medos é seguir aquele típico padrão de adulto sem graça que parece que nunca foi criança. Acho que seria um pesadelo se tornando realidade caso isso acontecesse. Felizmente espero manter minha essência até meus últimos dias.
      Ainda estou aprendendo a aceitar meu crescimento, já que o fato de eu querer ser Peter Pan ainda é bem recente, mas já, já eu me acostumo. Afinal, um amigo meu relembrou o fato de que daqui 2 anos eu faço 20. Parece que foi ontem que eu assoprei as velas do meu bolo de 15 anos.
      Também estou aprendendo a digerir a opinião dos adultos. Ainda é algo novo para mim, mas acho que sou capaz de lidar com as palavras daqueles que são mais experientes que eu.
      Fique bem também, PaMu.
      Beijos e até mais!

      Excluir
  3. Oi, td bem?
    Eu simplesmente AMEI o nome do seu blog, de ter "As vantagens de ser invisível" na sua descrição hahahha, é meu filme favorito, tenho até tattoo!
    Tenho muitos medos tb, alguns que posso mudar, outros que infelizmente terei que conviver porque são parte de quem eu sou!
    Belíssimo texto!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo ótimo e com você? Espero que você esteja bem também.
      Obrigada, more, fico realmente feliz em saber que gostou do nome do blog.
      Sério que você tem uma tattoo d'As Vantagens de Ser Invisível? Seria meu sonho?
      Infelizmente tem aqueles medos que não largamos de mão. Se bobear, já até fazem parte da gente.
      Muito obrigada, more.
      Beijos e até mais!

      Excluir
  4. Percebo perfeitamente esse medo, pois também eu lido com ele e consegue ser desarmante. É uma sensação sufocante, a de temer o que se segue, e por isso permaneço nos mesmos lugares, sem me aventurar, sem ter coragem de fazer diferente com receio do que se seguirá. Mas mesmo assim, parada, o medo permanece...Como compreendo estas palavras, mas se serve de consolo, haverá sempre medo, e haverá sempre mais um dia que passa, e mais outro, e as coisas lá vão andando, ao seu ritmo... Alguém dizia que "O futuro é hoje". Em algum momento já tivemos a temer o que se está a passar agora, e estamos bem, certo? Por que não haveremos de estar amanhã também? :)

    Beijinhos,

    Daniela
    https://www.palavrapadrao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, suponho que esse seja um dos medos mais desarmantes que tem. É confuso e ao mesmo tempo assustador temer o desconhecido. Mas por outro lado, sentir medo é um hábito ruim, pois nos limitamos a fazer certas coisas e normalmente ficamos estagnados. Gosto de pensar que podemos fazer a diferença todos os dias, portanto acho que é justo relembrar que cada dia é uma nova oportunidade para botarmos novas ideias e novos projetos em prática.
      Acho engraçada a frase "o futuro é hoje" porque sei lá, ao mesmo tempo que me confunde, faz com que eu realmente pense a fundo sobre isso.
      No final das contas, faz sentido.
      Beijos e até mais!

      Excluir