quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Agora é sério: vamos falar sobre vegetarianismo e veganismo

Eu parei para pensar aqui: "existiam várias coisas que eu não sabia antes de virar vegetariana que eu só descobri depois de ter virado vegetariano", sem contar o fato de eu já estou cansada de ouvir a frase: "vegetariano e vegano é a mesma coisa" e eu sempre respondo a mesma coisa. Pois bem, meus caros, acomodem-se em seus acentos, pois hoje iremos viajar pelo incrível mundo do vegetarianismo e do veganismo. 

"Qual a diferença entre vegetarismo e veganismo?"
Depende do tipo de vegetarianismo. Há, ao todo, 3 divisões: ovolactovegetariano (alguém que não consome carne, mas consome ovos e derivados do leite), lactovegetariano (alguém que não consome tanto carne quanto ovos) e vegetariano estrito (alguém que não consome carne, ovos e laticínios), isso sem contar o vegano (alguém que não consume absolutamente nada de origem animal e isso inclui leite, ovos, queijo, iogurte, alimentos que contenham corantes de origem animal e até mesmo produtos que sejam testados em animais ou tenham algo de origem animal).

"Por que você resolveu se tornar vegetariano/vegano?"
Eu me tornei vegetariana porque, sinceramente, eu não aguentava mais me sentir mal depois de comer carne. Eu vivia com peso na consciência e até sentia indigestão toda vez que eu comia carne vermelha, então optei por parar de vez de consumir carne.

"Como é ser vegetariano/vegano?"
No começo, parece algo bem difícil porque você ainda não se acostumou, mas com o tempo você pensa na quantidade de bichinhos que você está salvando. Como diria a Cilis: "friends, not food".

"Você não come nem peixe?"
Quem aqui é vegetariano/vegano e nunca ouviu essa? A resposta é óbvia: não, nem peixe.

"Existe miojo vegetariano/vegano?"
Infelizmente, a Nissin, que é uma das marcas que nós mais temos referência quando falamos de miojo, não é uma marca vegana, já que inclui ovos nos componentes do macarrão, mas, de acordo com a internet, o Cup Noodles de legumes é vegetariano, por mais que eu não confie muito na internet e tenha visto na própria embalagem do Cup Noodles que ele poderia conter crustáceos e camarão. Mas respondendo a pergunta: sim, existem marcas de miojo veganas, mas eu não conheço muitas.

"Quais os alimentos industrializados que os vegetarianos/veganos não podem comer?"
Os principais são: gelatina (que é feita com os ossos, cascos e tecidos de vacas e porcos), determinadas bebidas (que podem conter corantes de origem animal), massas (que contenham ovos), laticínios (já que incluem leite) e determinadas marcas de chocolate (creio que a grande maioria inclua leite em sua composição).

"Existem marcas vegetarianas/veganas no mercado?"
As opções vegetarianas estão mais presentes no mercado do que as veganas, já que o vegetarianismo é mais "popularizado" do que o veganismo, mesmo que ambos andem praticamente de mãos dadas. Enfim, há marcas de alimentos veganas no mercado e entre elas está a Docile e as Gomets da marca Dori que, ao contrário da Fini, usam amido ao invés de gelatina.

"É comum que alguém tenha 'recaídas' e acabe ingerindo carne/ovo/leite?"
Por mais que para algumas pessoas isso seja considerado imperdoável, eu acho totalmente compreensível. Eu mesma, até agora, tive duas recaídas nesses dois meses e tenho uma amiga vegetariana que já comeu um hambúrguer na minha frente.

"É verdade que vegetarianos/veganos têm mais risco de ficar doentes?"
Depende muito da doença, mas a maioria delas está relacionada à falta de ferro e vitamina B12, ambos presentes em alimentos de origem animal. Por mais que há fontes de ferro que sejam vegetais, a única alternativa de vitamina B12 para os vegetarianos/veganos é a espirulina, que é um suplemento obtido a partir das algas.

E aí? Sanou suas dúvidas sobre vegetarianismo e veganismo? Havia algo que você não sabia sobre e acabou descobrindo enquanto lia a postagem? Espero ter ajudado. Enfim, muito obrigada a você que leu até aqui. Espero que esteja tendo uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário