sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Sobre ENEM e a maldita indecisão entre Ciência da Computação, Teatro e Escrita Criativa

Chega um momento em que a gente tem aquela esperança de leve, mas grande parte de nós está: "seja o que Deus quiser... E tomara que ele queira". Eu estava assim antes de ver minha nota no ENEM. Sinceramente? Eu pensei que fosse ir pior, ainda mais não tendo acertado um número "digno" de questões em Matemática, sendo que essa foi a segunda matéria com a melhor nota, ficando somente atrás da redação. Confesso que esperava um 800 ao invés de 720 na redação? Confesso, mas continua sendo uma nota boa se comparada às minhas redações dos anos anteriores, que se quer chegaram no marco dos 600 pontos. Como o esperado, vou tentar o Sisu para Ciência da Computação ou Teatro na UFRGS. Não faço a menor ideia se irei passar, mas não custa nada tentar, não é mesmo? O problema é: e se eu passar? E se eu ingressar em Ciência da Computação/Teatro? Eu não queria ter que escolher entre Ciência da Computação, Teatro e Escrita Criativa de novo. Eu tenho quedas e penhascos por computação, teatro é praticamente o amor da minha vida e a escrita foi uma paixão que eu nutri ao longo dos anos, mas é em momentos como esses que eu me pergunto: o que eu quero para a minha vida? Sem sombra de dúvida, o meu eu de 15 anos responderia Escrita Criativa; mesmo que o meu eu de 17 anos escolhesse Teatro; mas, o meu eu mais recente, de 19 anos, optaria por Ciência da Computação. É estranho pensar o quão eu mudei de opinião nos últimos 5 anos. Espero encontrar uma maneira de superar esse dilema, assim como espero que você esteja tendo um bom final de semana.

4 comentários:

  1. Eu passei por essa indecisão quando fiz o ENEM e passei nos dois cursos que tentei entrar. Infelizmente, eu escolhi o curso errado. Porém, não me arrependo. Eu não estaria onde estou hoje se tivesse optado por fazer Letras ao invés de Comunicação. Sofri 2 anos em um curso que não gostava, mas graças à ele consegui meu primeiro emprego, consegui correr atrás de um curso que realmente gosto, conheci gente que foi importante na minha vida, lidei com as coisas que tive que lidar naquele momento... Resumindo: foi uma curva errada mas que me trouxe muita coisa nessa caminhada. Com isso eu quero dizer que talvez você não consiga fazer a escolha mais certeira agora, mas isso não significa que estará tudo perdido. Espero que você consiga aproveitar o caminho, independente de qual direção vá. :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando por essa indecisão agora mesmo, Max, e às vezes parece que não chegarei a uma conclusão tão cedo. Eu tenho interesse por Letras, por mais que meu foco seja a parte do português ligado à escrita, por isso Escrita Criativa considero esse curso um forte concorrente contra Ciência da Computação e Teatro.
      É legal pensar que certas coisas acabam dando certo a partir daquilo que deu errado, né? Faz com que eu pense em não perder as esperanças porque tudo tem uma solução. Eu pensava seriamente que, estando no fundo do poço, eu não sairia de lá tão cedo, mas só há uma direção na qual seguir: o topo.
      P.S. ouvi essa frase em Sing, aquele filme dos bichinhos que cantam. Não sei se você já viu, mas eu adorei o filme.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  2. Acho muito tenso esse negócio de escolher curso. Estou com 31 anos hj, minha primeira opção foi administração. Odiei. Depois fui pra publicidade e propaganda, curti, estou há 10 anos trabalhando na área mas já meio que ando desgostando um pouco. Esse ano vou começar psicologia. A gente muda demais de gostos um ano pro outro. Sorte aí na escolha e parabéns pelo blog, achei bem daora. Favoritei aqui inclusive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A gente acaba se sentindo pressionado por definirem que o curso no ensino superior que escolhemos definirá todo o nosso futuro. Fico feliz que você tenha se encontrado em Publicidade e Propaganda, mesmo que agora pareça algo meio manjado. Eu já pensei em cursar Psicologia, inclusive fiz o vestibular da inverno da PUCRS para esse curso e acabei passando, mas eu resolvi tentar ingressar pelo vestibular de verão em Escrita Criativa.
      Obrigada pelas boas energias, Marcelo, e eu fico feliz que tenha gostado desse cantinho. Volte sempre que quiser.

      Beijos e até mais!

      Excluir