quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Uma espécie de crise emocional relacionada ao amor

Às vezes eu acho que minhas amigas me acham feliz demais. Acho irônico eu pensar que elas pensam esse tipo de coisa justamente de alguém que toma antidepressivos há quase dois anos. Elas dizem que eu sou iludida; já eu, afirmo que sou romântica. Já fiz essa pergunta aos meus pais e obtive respostas diferentes: meu pai disse que sou iludida e minha mãe disse que sou romântica. Entendo que as mulheres tenham uma visão mais romantizada em relação aos sentimentos, mas dói pensar que sou tachada de iludida. Dentre meu grupo de amigas, sou a única de acredita no amor e, ironicamente, a única que namora. Isso tem alguma coisa a ver? Precisa namorar para acreditar no amor? Acho que não porque eu acreditava no amor antes mesmo de namorar. Desde que eu me lembre, eu sempre acreditei no amor. Desde pequena eu consumo uma gama enorme de conteúdos românticos que nutriram cada vez mais minha crença nesse sentimento. Minha amiga me disse uma vez que nós só ficamos com as pessoas por comodidade; depois disso, eu silenciei o nosso grupo no WhatsApp. Isso fez com que eu pensasse se eu estou com ele por comodidade. Sinto que aquelas palavras foram o gatilho inicial para mais uma visita da minha boa e velha amiga: a crise. É meio louco pensar o quão influente são as palavras daqueles que gostamos, seja para o bem ou para o mal. Agora eu não consigo parar de pensar nisso. Eu não quero ficar com ele porque é cômodo, eu quero ficar com ele porque eu quero ficar com ele, porque eu gosto dele, porque ele gosta de mim, porque nós gostamos um do outro. E aí veio aquela maldita dúvida: "será que ele gosta mesmo de mim?"... E está feita mais uma safra da plantação de paranoias. Depois da nossa primeira briga, a minha insegurança só aumentou, mas eu não gosto de deixar isso transparecer. Ele disse que não tinha como prever que aquilo aconteceria, mas, ao meu ver, era algo que poderia ser impedido. Eu não deveria ter feito aquilo e ele também não. No final, concordo que nós dois erramos e acabamos nos reconciliando, mas eu tenho medo de que algo do tipo aconteça de novo. Eu não quero privá-lo de fazer o que ele quer por ciúmes ou mera insegurança. Gosto de pensar que o amor não é algo na qual se prender, mas, sim, se libertar, então por que impedir alguém que você ama de fazer o que ele quer em nome do "amor"? Isso pode ser chamado de amor? O que é amor? No teatro, tivemos que recitar um soneto de Luís de Camões que dizia: "amor é fogo que arde sem se ver, é ferido que dói, e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer". Demorei um tempo para relembrar quais das inúmeras figuras de linguagem está presente no poema. Eu pensei ser uma antítese, mas mais tarde descobri se tratar de um paradoxo. Paradoxo... O que é um paradoxo? De acordo com o famigerado Google, significa: "pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria; aparente falta de nexo ou de lógica; contradição". Eu não gosto de duvidar do que estou sentindo. Faz com que eu duvide de tudo; faz com que eu me sinta insegura em relação a tudo; faz com que eu queira me isolar no intuito de procurar razão onde se quer existe certeza. Afinal: antítese ou paradoxo?

4 comentários:

  1. Oi, tudo bom? Encontrei seu blog por acaso haha

    Então, eu acho que existe o amor e tudo mais... Mas passa bem longe do que livros e outras coisas românticas mostram pra gente, sabe?

    Não sei nem se esse verso do Camões é uma boa forma de descrever. Amor não tem que ser doído. Pra gente construir uma boa relação de amor ( seja ela romântica ou não ) só tem uma coisa que a gente precisa fazer exaustivamente: conversar. Diálogo e mais diálogo. Se a pessoa que tu ama fez algo que não te agradou, você precisa conversar. Se você tá insegura, conversa com a outra pessoa.

    Ficar remoendo uma insegurança atrás da outra sem deixar o outro saber o que tá de errado e principalmente como pode ser resolvido vai adiantar nada e vai matar qualquer relacionamento.

    Amor não basta sozinho. E principalmente amor romântico não é algo que uma pessoa precise o tempo todo na vida.

    Espero que dê tudo certo na sua vida romântica heh



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ViQ. Tudo ótimo e contigo? Espero que você esteja bem e seja bem-vinda ao Indie.
      Eu sempre achei que o amor que eu sentiria pela pessoa que eu me apaixonasse seria que nem nos filmes e nos livros, mas a realidade acaba por ser bem diferente da ficção.
      Eu gosto desse verso de Camões, por mais não seja algo que eu entenda completamente.
      Eu também penso que amor não é algo que machuca, sabe? Por mais que o Ed Sheeran pense o contrário. Acredito que uma boa relação possui bases tanto no respeito quanto no diálogo.
      No final, depois que li seu comentário, acabei tendo uma longa conversa com meu namorado e agora me sinto mais aliviada em relação a isso. Realmente, ajudou bastante.
      Realmente, amor é algo que não costuma ser construído sozinho.
      Obrigada pelas boas energias. Espero que dê tudo certo na sua vida também, seja ela romântica ou não.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  2. oi bebê! vim aqui dá pitaco no seu post mega pessoal, tudo bem??

    EU TAMBÉM ACREDITO NO AMOR LINDA! BATE NA MÃO AQUI ~~batendo na mão~~

    " É meio louco pensar o quão influente são as palavras daqueles que gostamos," FATOOOOOSSSSSS. Eu também sou assim..

    amiga, qual seu signo??? batemos muitos nas coisas hehe.

    amiga, é isso aqui ó; deixa de lado o português: se escutar. escutar sua voz interior, acima da voz da sua mãe, seu pai e suas amigas. escute a si própria e faça o que seu coração mandar. se você acredita que é antítese, assim é. Paradoxo, você quem sabe. afinal de contas, a vida é sua, o namoro é seu.. comodidade só vai saber se é mesmo, é você (e seu boy).

    exatamente por isso parei de comentar desse tipo de tema perto de amigas, pais e etc. esse negócio de influência é fod*. eu mesma já criei uma plantação de paranoias também, é muito chato (pior que ainda é de comentário de terceiros... veja, nem foi seu coração quem disse... foi o coração do outro, que nem namora!)... mas se veio do meu coração, aí sim eu encasqueto com o negócio..

    enfim, escute só você mesma, tá? nem liga pro meu comentário não. liga pro comentário do seu coração, o que ele diz é o certo e 'cabou (nem ligue pro cérebro também. é ele que cria as paranoias, inclusive. eu pelo menos só escuto meus sentimentos..)

    eu namoro também, e não por comodidade. mas porque eu gosto dele ele de mim. acabou!

    escrito com amor por vick; http://myheaadache.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vick! Fico feliz em te encontrar por aqui. Adoro ouvir sua opinião.
      FINALMENTE ALGUÉM QUE TAMBÉM ACREDITA NO AMOR! ~~abraço de urso~~
      Meu signo é Leão, minha lua é em Touro e meu ascendente eu não lembro no momento, mas, se eu não me engano, é Touro também.
      Lembro de ter lido um tweet de uma garota que disse que a psicóloga dela disse para ela (isso ficou meio confuso, mas acho que deu para entender) que só nós sabemos o que é melhor para nós mesmos. Não são nossos pais, não são nossos amigos, não são os nossos namorados: somos nós mesmos. Foi algo que eu li há um tempão e mesmo assim isso ficou na minha cabeça de um jeito que acho que eu nunca vou esquecer disso.
      Sinceramente, toda vez que eu falo sobre amor com essas minhas amigas (as virtuais, no caso), eu sinto que elas tiram minha esperança em relação a isso e o pior é que é sempre assim. É sempre a mesma coisa.
      Eu já me formei em Agronomia e fiz especialização em Plantação de Paranoias porque não é possível que eu cultive tantos pensamentos invasivos como esses.
      Adorei sua opinião sobre dar ouvidos à si mesma, tanto que acho que você será um dos assuntos na minha próxima consulta à psicóloga.

      Beijos e até mais!

      Excluir